Revista In Pauta

Normas

A Faculdade de Pato Branco (FADEP) lança chamada de artigos e resenhas para a revista IN PAUTA - Revista Científica da FADEP. A temática que liga as discussões é "Interdisciplinaridade e Pensamento Científico", permitindo que textos das diversas áreas do conhecimento e sobre assuntos variados possam compor a publicação. Os textos devem ser entregues até 29 de julho de 2005 (os originais não serão devolvidos). É necessário que os artigos e resenhas sejam inéditos.
O material deverá ser formatado de acordo com as seguintes especificações:
a) Configurar página: tamanho do papel 14,8 cm X 21,0 cm (A5); margens superior, inferior, esquerda e direita 2,0 cm; layout - cabeçalho 2,0 cm e rodapé 2,0 cm.
b) Corpo do texto:
- fonte Tahoma; corpo 10; justificado;
- parágrafo/recuos e espaçamentos: recuo especial "primeira linha 1,5"; espaçamento antes 0 (zero) e depois 6 pt; entre linhas "exatamente 17 pt".
c) Citações com mais de três linhas, resumo, abstract e currículo:
- fonte Tahoma; corpo 8; justificado;
- parágrafo/recuos e espaçamento: recuo esquerdo 2,82 cm e especial "nenhum"; espaçamento antes 0 (zero) e depois 6 pt; entre linhas "exatamente 10 pt";
d) Notas de rodapé:
- fonte Tahoma; corpo 8; justificado;
- parágrafo / recuos e espaçamento: recuo 0 (zero); espaçamento 0 (zero); entre linhas "simples".
e) Todas as páginas devem ser numeradas no centro inferior e rubricadas pelo autor (ou autores quando tratar-se de texto coletivo);
O tamanho do artigo deverá variar entre 4.000 a 8.000 palavras, incluindo gráficos e referências no total de páginas. As resenhas poderão ter no máximo 2.500 palavras.
Um resumo em português e em inglês, com no máximo 250 palavras cada um, bem como três palavras-chave nas duas línguas deverão compor o material. O título também deverá ser apresentado em inglês. Além disso, o arquivo deve conter o nome completo do autor e co-autores, curriculum resumido (com no máximo de 5 linhas) e endereço eletrônico.
A divisão física do texto deve contemplar os seguintes itens: Introdução (descrição do problema de pesquisa, justificativa, objetivos e metodologia), Desenvolvimento, Considerações Finais e Referências. As referências apresentadas ao final do texto deverão seguir as normas da ABNT - NBR 6023 AGO 2003 (observar exemplos). Referências de artigos publicados em revistas e jornais, além de livros consultados, deverão compor uma só listagem, sem segmentação. As notas apresentadas no decorrer do texto deverão ser colocadas no pé das páginas e não no final do arquivo. Os subtítulos dos artigos deverão ser numerados para facilitar a compreensão, seguindo as normas da ABNT. Quanto às citações apresentadas no corpo do texto, deve-se utilizar o sistema autor-data e, se for o caso, autor-data-página (observar exemplos).
Caso houver ilustrações inseridas no texto, estas também deverão ser apresentadas em arquivo em anexo, no formato JPG ou TIF, com resolução de 300 d.p.i. Esclarecemos, também, que é de responsabilidade do autor do artigo ou resenha obter permissão para reprodução de imagens, tabelas, etc. retiradas de outras publicações.
Os textos devem ser entregues em disquete, salvos em formato Word 6.0/95 ou superior e impressos (duas cópias), além de enviados à revista@fadep.br. O material impresso e em disquete deverá ser entregue à coordenadora de pesquisa e pós-graduação , Profª. Noeli Tereza Pastro Signorini, ou a editora da revista, Profª. Marielle Sandalovski Santos (curso de Jornalismo). Aqueles que desejarem encaminhar o material por correio, podem fazê-lo através do endereço: Faculdade de Pato Branco (FADEP); A/C Revista In Pauta, Rua Benjamim Borges dos Santos, 21; Caixa Postal 242; CEP 85.503-350; Pato Branco/PR. Os originais e disquetes não serão devolvidos.
Salientamos que os artigos e resenhas serão submetidos à apreciação de dois consultores ad hoc da revista In Pauta, os quais indicarão a viabilidade de publicação do material. O autor receberá por e-mail ou correspondência impressa um parecer sobre o artigo. No caso da publicação ser condicionada a realização de alterações indicadas, o autor receberá um prazo para operacionalizar as mudanças. Caso as mesmas não ocorram, a revista In Pauta se reserva o direito da não publicação do material. Além disso, a qualquer tempo, poderá adequar o material às características gráficas da publicação.

Exemplos de referências e citações:

O texto que segue abaixo foi retirado de FACULDADE DE PATO BRANCO. Normas para apresentação de trabalhos científicos. Pato Branco, 2004.

1 REFERÊNCIAS

1.1 Autor pessoal

ALVES, Roque de Brito. Ciência criminal. Rio de Janeiro: Forense, 1995.

a) no caso de dois ou mais autores, devem ser separados por ponto-e-vírgula;

DAMIÃO, Regina Toledo; HENRIQUES, Antonio. Curso de direito jurídico. São Paulo: Atlas, 1995.

b) quando existirem mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al;

URANI, A. et al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília, DF: IPEA, 1994.

c) em coletâneas de vários autores, quando houver indicação explicita de responsabilidade pelo conjunto da obra, a entrada deve ser feita pelo nome do responsável, seguida da abreviação, no singular, do tipo de participação (organizador, compilador, editor, coordenador etc.), entre parênteses;

FERREIRA, Leslie Piccolotto (Org.). O fonoaudiólogo e a escola. São Paulo: Summus, 1991.

MARCONDES, E.; LIMA,; I. N. de (Coord.). Dietas em pediatria clínica. 4. ed. São Paulo: Sarvier, 1993.

d) no caso de autor repetido na lista de referências, substitui-se o autor a partir da segunda referência por um travessão de seis espaços , seguido de ponto;

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 21. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção leitura).
______. Política e educação: ensaios. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000. (Coleção questões da nossa época; v. 23).

1. 2 Autor entidade

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: informação e documentação: citações em documentos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002.

1.3 Autoria desconhecida

DIAGNÓSTICO do setor editorial brasileiro. São Paulo: Câmara Brasileira do Livro, 1993.

1.4 Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc.

GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-24, set. 1997.

1.4.1 Artigo e/ou matéria de revista, boletim etc. em meio eletrônico

VIEIRA, Cássio Leite; LOPES, Marcelo. A queda do cometa. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n. 2, inverno 1994. 1 CD-ROM.

SILVA, M. M. L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov. 1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em: http://www.brasilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm. Acesso em: 28 nov. 1998.

2 CITAÇÕES DIRETAS E INDIRETAS

"Um conjunto qualquer de entes e nexos é uma configuração e é um substrato." (ROMERO, 2003, p. 35).

A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).

2.1 Citação direta com mais de três linhas

A citação direta, com mais de três linhas, ou citação longa, é transcrita em parágrafo distinto. Deverá ser destacada com recuo de 2,8 cm (papel tamanho A5) da margem esquerda, com fonte Tahoma tamanho 8, espaçamento simples e sem aspas. Deve-se deixar um espaço normal da última linha do parágrafo anterior da citação e a do parágrafo seguinte. No caso de documentos datilografados, deve-se observar apenas o recuo.

Exemplos:
a) no texto:


Dentro deste contexto, Robbins (2003, p. 39) afirma:


Alguns gerentes estão encontrando dificuldades em abrir mão do controle da informação. Sentem- se ameaçados por terem de dividir o poder. A maioria, porém está descobrindo que o desempenho pelo compartilhamento da informação. E quando, de fato, sua unidade melhora, são tidos como gerentes mais eficazes.