Publicidade e Propaganda

Mercado de Trabalho

No que se refere às áreas de atuação do publicitário, pode-se dizer que se optar por uma agência de Publicidade, poderá desenvolver funções nas áreas da criação, onde as duplas de criação são formadas por um redator e um diretor de arte, responsáveis pela criação de comerciais, anúncios, outdoors, entre outras peças. Se optar pela produção gráfica será um profissional responsável pela produção e pela qualidade dos serviços gráficos. Mas, se a escolha for pelo atendimento, irá representar a agência para o cliente e o cliente para a agência. O profissional do planejamento desenvolve estudos minuciosos sobre os clientes, ou seja, explicita os seus objetivos e facilita as suas relações com o mercado consumidor. Além disso, deve-se conhecer seus concorrentes e aplicar conceitos de marketing. Desse departamento sai o planejamento da campanha, o briefing que, posteriormente, é passado para o departamento de criação. Se o foco for a pesquisa, desenvolverá pesquisas de comunicação que serão utilizadas no planejamento estratégico. O mídia dirá como fazer uma campanha atingir o público alvo e quais veículos de comunicação deverão ser utilizados. Ou seja, o departamento de mídia decide pelas mídias a serem utilizadas nas campanhas publicitárias - revista, TV, outdoor, rádio, entre outras - para a campanha publicitária.
Se o profissional optar por não trabalhar em agências de publicidade, poderá aplicar os seus conhecimentos no veículo Internet, pois ela, juntamente com o processo de segmentação, abriu novas alternativas de trabalho aos publicitários. Criou-se um novo meio de comunicação e, consequentemente, novas mídias para veiculação de anúncios, tais como: o Pop Up, o Full Banner, o Selo e também o Sky Scraper, Flash, entre outros.
O profissional de marketing estuda o mercado e seu ambiente socioeconômico, além de traçar um perfil do cliente e do produto para elaborar ações estratégicas. Poderá optar pelo marketing de produtos ou serviços ou pelo marketing político;
O ramo de produtora de vídeos está em alta na atualidade. É a produtora a responsável pela contratação de profissionais - produtores, atores, fotógrafos, câmeraman, assistentes de direção, entre outros - e pela locação, cenários, equipamentos de luz e alimentação, edição, produção e pós-produção de filme ou anúncios publicitários. As produtoras de som são responsáveis pela elaboração dos sons ambientes, jingles ou spots.
A fotografia oferece um leque muito grande de possibilidades para os publicitários, logo, poderão trabalhar com foto nas agências ou montar o seu próprio estúdio de fotografia e receber serviços terceirizados das agências ou de terceiros.