Medicina

Perfil Profissional

O curso de Medicina da FADEP apresenta um currículo inovador, que objetiva a adequada formação do profissional em todas as áreas de competência da prática médica previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Medicina, que são: Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde.

O graduado em Medicina terá formação geral, humanista, crítica, reflexiva e ética, com capacidade para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença.

O Projeto Pedagógico do Curso foi concebido de maneira a favorecer o desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade reflexiva e das habilidades de autoaprendizagem do aluno. Também, sua participação ativa na construção do próprio conhecimento, cabendo ao professor a função de propiciar meios e ambientes, utilizando-se de estratégias desafiadoras que visam à integração entre as ciências básicas e o ciclo clínico; à articulação da teoria com a prática; e à integração de conhecimentos e dimensões.

POR QUE ESCOLHER A FADEP?

A FADEP vem desenvolvendo sua vocação de formar profissionais na área da Saúde há anos e oferece vários cursos consolidados nessa área.

O curso de Medicina será oferecido em infraestrutura própria, que vai desde salas de aula com acesso à internet ao Centro Integrado de Saúde (CIS), passando por laboratórios modernos e bem equipados. O curso contará também com oCentro de Desenvolvimento de Práticas em Saúde (CDPS), espaço em que ocorrerão as atividades de simulação e desenvolvimento de habilidades.  A biblioteca está localizada em um amplo espaço e possui acervo com 12 mil títulos, além de acesso online aos periódicos das bases de dados da EBSCO e à Biblioteca Virtual do Grupo A.

O corpo docente do curso de Medicina da FADEP é constituído, em sua maioria, por mestres e doutores, com ampla experiência acadêmica e profissional, estando aptos a executar com excelência o projeto do Curso, que tem como principais fundamentos a oferta de práticas nos serviços de saúde desde o seu início, a integração dos conhecimentos teóricos e a pesquisa com a prática clínica e a preparação dos futuros médicos para um mundo cada vez mais digital e complexo utilizando diferentes metodologias. Ou seja, modernizar a formação médica sem perder de vista a necessidade da atuação centrada no paciente constitui-se o principal desafio do Curso.

Além disso, o curso de Medicina da FADEP está localizado em Pato Branco, cidade que é polo regional em saúde e atende a cerca de 250 mil pessoas de diferentes municípios do Paraná e de Santa Catarina. Pato Branco tem uma excelente infraestrutura de serviços de saúde, de Unidades Básicas de Saúde com equipes completas de Saúde da Família a hospitais que atendem áreas de alta complexidade (incluindo transplantes).