Educação Física - Licenciatura

O Curso

O curso de Licenciatura em Educação Física da FADEP forma professores para atuarem na Educação Básica e foi concebido a partir do entendimento de que a Educação Física é área de conhecimento e profissão, estuda a cultura corporal de movimento que adquire a forma de uma linguagem expressa por signos, representando a unidade indissolúvel do corpo, ao mesmo tempo fisiológica, psicológica, cinesiológica, biomecânica, cultural, emocional, constituídos na relação intersubjetiva entre sujeitos em dado contexto social-histórico-cultural.

Nesta perspectiva, a atuação do professor de Educação Física na Educação Básica demanda uma formação pautada na indissociabilidade teoria-prática, no trabalho interdisciplinar e na interação constante entre ensino, pesquisa e extensão.

Assim, os egressos do Curso de Licenciatura em Educação Física da FADEP necessitam ser empreendedores, transformadores da realidade pessoal, social e cultural, com conhecimento diversificado, de modo que possam atender às peculiaridades de demanda do mundo do trabalho.

A formação é pautada na construção do espírito crítico, no protagonismo e na autonomia, buscando a competência política, filosófica, técnica, ética, pedagógica, científica e lúdica, para atuar como agentes multiplicadores de ações educativas podendo intervir no enfrentamento dos problemas sociais e na otimização de possibilidades para ampliar, diversificar e democratizar o campo da Educação Física. 

Necessitam desenvolver competências para planejar, organizar, administrar, avaliar e atuar pedagógica, científica e tecnicamente no âmbito atual e emergente da cultura corporal de movimento/esporte e lazer, buscando qualidade política e formal. Necessitam, ainda, produzir, socializar e articular conhecimentos teórico-práticos de diversas áreas, estando atentos ao constante aperfeiçoamento do saber, articulando ensino e pesquisa na produção do conhecimento e da prática pedagógica.