Engenharia Mecânica

Mercado de Trabalho

Em quais áreas esse aluno poderá atuar?
O curso de Engenharia Mecânica da FADEP forma profissionais aptos a projetar, desenvolver e aperfeiçoar sistemas e dispositivos mecânicos de maneira eficiente e inovadora, atuando nas fases de projeto, construção, análise, operação e manutenção, nas várias áreas industriais, operacionais e serviços com foco em engenharia mecânica, que é a base para qualquer tecnologia aplicada, tornando a sua atuação profissional a mais ampla entre todas as formações técnicas, atuando nos vários segmentos da economia, tais como: indústria, agricultura, comércio e serviços técnicos especializados, bem como na gestão de negócios e empresas de inovação. 

Na FADEP, você terá uma sólida formação nos conceitos de engenharia, com preparo para enfrentar os aspectos multidisciplinares e funcionais da área ao longo de sua vida profissional. Ao fim do curso, você atenderá com qualidade e profundidade às necessidades de um mercado dinâmico, com capacidade de reflexão e decisão para a liderança e a geração de ideias.

Em nossa região, como é o mercado dessa profissão?
A partir de 1996, a região de Pato Branco buscou diversificar sua economia através da implantação do Polo Regional de Tecnologia, atraindo a instalação de novas empresas, incentivadas pela Lei estadual 11.803 de 22/07/1997. Em 2007, um novo impulso foi dado pela Lei estadual 15.634, que prevê redução de ICMS em até 80% para empresas do ramo eletro mecânico, que se instalam nos municípios de Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos, no sudoeste do estado, e Foz do Iguaçu, na região Oeste. O Polo Tecnológico de Pato Branco, que abriga atualmente 103 empresas, tem sido um fator impulsionador do desenvolvimento econômico e sócio cultural do município e região. 

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, regional do sudoeste, tem sido instituição ativa na organização dos potenciais tecnológicos da região, tendo estas ações culminado com o reconhecimento da região como um Arranjo Produtivo Local de Tecnologia demandando a aplicação de áreas do conhecimento e especialidades das engenharias.

As empresas regionais necessitaram modificar seus processos para garantir competitividade. O mesmo Sebrae, através do Sebraetec e juntamente com as entidades representativas da região, aportaram programas para qualificação e certificação das empresas regionais nos processos de construção e manutenção de seus sistemas. Neste momento temporal, a região passou a ampliar as competências necessárias aos profissionais de tecnologia para a atuação na região. A Engenharia Mecânica é a mais ampla em conteúdo e desempenha um papel central em muitos setores industriais e de serviços, representando elevado percentual de geração de riqueza na região.

No setor de indústria de transformação destacamos as Indústrias Metalúrgica, do Material Elétrico e de Comunicações, do Material de Transporte, da Madeira e do Mobiliário, do Papel, Papelão, Editoria e Gráfica, da Química de Produtos Farmacêuticos, Veterinários e Perfumaria, do Vestuário, de Calçados, e de Produtos Alimentícios, Bebidas e Álcool Etílico.