DTIC

Regulamentos

Os recursos da tecnologia de informação disponibilizados pela FADEP nas salas de pesquisa e laboratórios são destinados exclusivamente a atividades acadêmicas. Não é permitida a utilização de computadores da rede sem senha ou com acesso local. Em caso de dúvidas, solicitar orientação ao DTIC.

É proibido configurar ou alterar as configurações de rede e de acesso à Internet dos computadores da FADEP.

Ao DTIC, se reserva o direito de bloquear a utilização de protocolos e portas de comunicação do protocolo TCP e de bloquear o acesso à Internet de determinados programas executáveis. Essas medidas podem ser tomadas sempre com o objetivo de manter e programar um nível de segurança desejável.

Todos os computadores da faculdade devem ter antivírus instalado e atualizado periodicamente. É proibido desinstalar e utilizar computadores sem antivírus instalado. Caso tenha dúvidas, solicite ajuda ao DTIC.

É expressamente vedado aos usuários a instalação ou remoção de programas de computador, componentes e periféricos nos computadores da FADEP.
 

Regras para utilização do Correio Eletrônico em laboratórios e salas de pesquisa

Mensagens de correio eletrônico (e-mails) poderão ser acessadas nos laboratórios e salas de pesquisa da FADEP, utilizando ferramentas de Webmail (protocolo http e https). É proibido configurar e/ou manter configuradas contas de correio eletrônico nos programas gerenciadores de correio eletrônico instalados. Em caso de dúvidas, solicitar orientação ao DTIC.

Ao DTIC, se reserva o direito de bloquear o recebimento de anexos às mensagens dependendo do tipo de arquivo, tamanho, utilização de criptografia, compactação e extensões de arquivos suspeitos;

Todas as mensagens recebidas de origem desconhecida deverão ser eliminadas imediatamente, sem leitura de seu conteúdo, para evitar contaminação por vírus e outros riscos.

É proibida a utilização dos laboratórios e salas de pesquisa para fins ilegais, transmissão de material de qualquer forma censurável que viole direitos de terceiros e leis aplicáveis.

É proibida a utilização dos laboratórios e salas de pesquisa para transmitir mensagens conhecidas como Spam, JunkMail, correntes ou a distribuição de mensagens em massa.

É terminantemente proibido aos representantes do DTIC, administradores de rede e/ou correio eletrônico ler mensagens de qualquer usuário, mesmo em serviços de manutenção e suporte técnico, exceto com expressa autorização do usuário que utiliza a conta de e-mail.
 

Regras para utilização da Internet (navegação) nos laboratórios e salas de pesquisa

Todo o acesso à Internet através dos laboratórios e salas de pesquisa poderá ser controlado pelo DTIC, com a realização de auditorias nas páginas (sites) consultadas. Serão desenvolvidos relatórios com nomes, páginas consultadas, tempo de consulta. Estes relatórios poderão enviados à Direção Geral para acompanhamento.

Os usuários são responsáveis por toda a utilização da Internet em computadores iniciados com seu login e senha. Quando o usuário se afastar do computador deverá encerrar a sessão através do “logoff”.

Não é permitido enviar, baixar (download) ou manter em pastas da rede arquivos de músicas, vídeo e arquivos executáveis em geral.

Não é permitido o acesso a sites de Internet com conteúdo pornográfico, jogos, bate-papo, chat, blogger, cartoon, música, além de sites que contenha ferramentas ou regras para invasões de rede, quebra de criptografia, senhas ou outros eventos de quebra de segurança.

Ao DTIC se reserva o direito de bloquear o acesso a sites com conteúdo não permitido. Caso o usuário de informática não concorde com o bloqueio de determinado site, deverá enviar o endereço bloqueado (URL) ao DTIC através de mensagem de correio eletrônico para informatica@fadep.br, para análise e posterior liberação.

É proibido o acesso a sites, a instalação e a utilização de programas de troca de mensagens instantâneas ou arquivos do tipo: ICQ, MSN Messenger, Yahoo Messenger, Bittorrent, Imesh, AudioGalaxy, AIM, Morpheus, Kaaza, Napster e outros.
 

Professores

No decorrer das aulas, o professor é responsável por todos os equipamentos existentes nos laboratórios devendo comunicar ao Monitor dos Laboratórios de Informática qualquer evento anormal envolvendo o hardware ou software de qualquer equipamento do laboratório.

Qualquer dano em equipamentos existentes nos laboratórios, cujas responsabilidades estejam atribuídas ao Professor no horário do acontecimento, é de responsabilidade do mesmo, sendo este responsável por sanar os danos de forma a atribuir ao causador destes o cargo em arcar com despesas necessárias.

O professor é responsável por fazer cumprir as Normas deste documento relativo aos alunos sob sua custódia dentro do horário de aula.

É responsabilidade do professor zelar pelo bom uso dos recursos computacionais dos laboratórios, orientando seus alunos para que procedam a correta utilização dos equipamentos e softwares.

É terminantemente proibido ao professor utilizar laboratórios de informática para ministrar aulas ou promover outro evento se o mesmo não estiver previamente alocado para sua disciplina.

É responsabilidade do professor impedir o acesso ou permanência nos laboratórios de pessoas portando bebidas ou alimentos de qualquer espécie ou de pessoas que estejam fumando.

É responsabilidade do professor orientar seus alunos a efetuar cópia de segurança (backup) dos trabalhos executados nos microcomputadores dos laboratórios de informática.

É responsabilidade do professor cumprir os horários de início e término das suas aulas.
 

Alunos

A permanência do aluno nos laboratórios de informática fora dos horários de aula se dará mediante a apresentação de identidade estudantil. Obrigatoriamente a mesma deve estar dentro do prazo de validade.

Mesmo que não seja solicitada a apresentação regular da identidade estudantil, o aluno tem a obrigação de sempre estar portando a mesma. Os técnicos e estagiários da Monitoria dos Laboratórios de Informática poderão solicitar a apresentação da identidade estudantil sem nenhum motivo especial, pois se trata de procedimento de rotina. O aluno tem o dever de retirar-se do laboratório quando solicitado pelo técnico, estagiário ou coordenador dos laboratórios de informática.

O uso da impressora, quando houver uma disponível, só será possível para trabalhos solicitados por professores da faculdade.

O aluno deverá fornecer as folhas de papel necessárias para a impressão.

É dever do aluno verificar periodicamente os horários disponíveis dos laboratórios, bem como outras informações de interesse dos usuários dos laboratórios.

Os alunos estarão automaticamente de acordo com as normas e procedimentos dos laboratórios de informática no ato de sua primeira utilização das dependências dos laboratórios de informática.

Na ausência de um professor, a responsabilidade pelos laboratórios é dos técnicos e dos estagiários da Monitoria dos Laboratórios de Informática, devendo o aluno seguir toda e qualquer orientação passada pelos mesmos.

É obrigação do aluno tratar de forma cordial os técnicos e estagiários da Monitoria dos Laboratórios de Informática, em qualquer circunstância, podendo o aluno ter sua conta bloqueada por tempo indeterminado e sofrer penalizações determinadas pelo Regimento Interno.
 

Regras de conduta nos laboratórios e salas de pesquisa

A utilização dos Laboratórios de Informática deve ser feita de modo a preservar suas instalações, mantendo o ambiente limpo e os equipamentos nas condições em que foi encontrado ao chegar.

Os usuários de informática deverão manter uma conduta de respeito para com os professores, monitores e alunos, dirigindo-se a todos de forma cordial e educada, fazendo suas solicitações de acordo com as normas estabelecidas pela FADEP.

Durante as aulas nos Laboratórios de Informática deve-se manter o silêncio, evitando conversas paralelas às explicações dos professores e quaisquer atividades não pertinentes.

Os equipamentos devem ser usados de modo adequado ao aprendizado dos conteúdos propostos pelos professores.

Os laboratórios devem ser mantidos com as portas fechadas.

A entrada e saída dos laboratórios durante as aulas devem ser autorizadas pelos professores.

O uso dos laboratórios é liberado dentro do seu horário de funcionamento , estando o uso sujeito à disponibilidade de horário em função dos horários reservados para aulas.
 

Não serão permitidos nos laboratórios
 

  • A entrada de qualquer pessoa portando lanches e bebidas;

  • A prática de jogos, eletrônico ou não, exceto jogos com objetivo pedagógico e previamente indicados por um professor;

  • Sentar sobre as mesas ou colocar os pés sobre as mesas e cadeiras;

  • A presença em aulas nos laboratórios de alunos de outras turmas.

  • A presença de alunos da FADEP nos laboratórios durante o horário de intervalo.

  • O uso dos laboratórios de informática por alunos da FADEP, em horários de aulas, exceto acompanhados de um professor ou autorizados pela Direção da FADEP.