CPA - Comissão Própria de Avaliação

Apresentação

A Comissão Própria de Avaliação - CPA da Faculdade de Pato Branco - FADEP, criada através da Portaria nº 005/2004, tem como objetivo auxiliar na gestão institucional em suas dimensões acadêmica e administrativa, de forma a propiciar a identificação de potencialidades e a superação de limites para a melhoria permanente da qualidade das atividades desenvolvidas pela IES.

A CPA da FADEP compõe-se da seguinte maneira:

Três representantes do corpo docente da FADEP
Três representantes dos funcionários técnico-administrativos da FADEP
Três representantes do corpo discente da FADEP
Três representantes da sociedade civil organizada
Coordenação da Comissão Própria de Avaliação - CPA.

Os membros representantes do corpo docente, corpo discente, funcionários técnico-administrativos e sociedade civil organizada terão mandato de dois anos, podendo os mesmos reconduzir.

A Comissão Própria de Avaliação da FADEP reúne-se, ordinariamente, a cada 3 (três) meses e, extraordinariamente, sempre que convocada pela Coordenação.

Dentre as atribuições da CPA, merece destaque:

  • estabelecer diretrizes e indicadores e conduzir a organização dos processos internos do Projeto de Avaliação Institucional;

  • elaborar os instrumentos avaliativos;

  • elaborar relatórios parciais e final da Avaliação Institucional e encaminhar recomendações à direção da FADEP;

  • apoiar e subsidiar o processo de Planejamento Institucional, bem como acompanhar o seu desenvolvimento;

  • assegurar a continuidade do processo avaliativo e de uma cultura de avaliação.

A Autoavaliação Institucional

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) é constituído por três componentes principais:

1. A avaliação das instituições: avaliação externa e autoavaliação institucional
2. A avaliação dos cursos de graduação
3. A avaliação do desempenho dos estudantes - ENADE

A avaliação das instituições é realizada mediante a avaliação externa, coordenada e supervisionada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e operacionalizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Além da avaliação externa, a instituição é avaliada através dos resultados de seu processo interno de autoavaliação.

As ações de autoavaliação permitem um "retrato" institucional, direcionado para destacar a percepção que a Instituição tem de si mesma. Nesta particularidade, o processo avaliativo contribui significativamente para estimular a autocrítica da FADEP, visando um diagnóstico propulsor para a formulação de projetos que viabilizem a realização da missão institucional, bem como para a consecução dos objetivos organizacionais na oferta de ensino superior de qualidade.