Notícia

Obra de Paulo Freire estimula o debate e a interdisciplinaridade em atividade de Pedagogia

Publicado dia 31/05/2017 às 04:35

Um dos maiores educadores brasileiros, Paulo Freire defendia que a escola deveria ensinar o aluno a “ler o mundo” para poder transformá-lo. Debater seus ensinamentos e compreender sua importância na construção da educação, permeou o projeto “Um encontro com Paulo Freire”, dos acadêmicos do 1o período do curso de Pedagogia da FADEP (Faculdade de Pato Branco), realizado na última quinta-feira (27). 

O trabalho, que também celebrou o Dia do Pedagogo (comemorado em 20 de maio), foi construído nas disciplinas de Filosofia da Educação, Didática e Teorias Educacionais, História da Pedagogia, Comunicação e Expressão, Sociologia da Educação, Psicologia da Educação e Metodologia da Pesquisa, com a participação dos professores Eucleia Gonçalves dos Santos, Graziela Scopel Borges, Márcia Piovezani, Marcelo Maia e Simone Varaschin.

Além de estudos e debates, o projeto englobou apresentações. “A ideia foi estimular a construção de conhecimentos em um espaço privilegiado para o desenvolvimento da capacidade crítica e reflexiva e no intuito de desafiar os alunos sobre o estudo dos clássicos da educação já no início do curso”, contou a coordenadora do curso, professora Tânia Raber Bertelli.

Para a professora, a leitura sobre Paulo Freire já no primeiro período do curso “permite aos alunos uma visão mais crítica do mundo e uma leitura da realidade de forma consciente, além de motivá-los na busca por novos conhecimentos para que, talvez, se possa sonhar com um futuro mais esperançoso”.

Segundo a acadêmica Dayane Magnanti, o estudo do autor permitiu uma visão complementar do processo educativo. “Entendemos que todo dia tem algo novo para aprender e que a missão de um professor é possibilitar ao aluno a produção de conhecimentos e a transformação do mundo”, afirmou.

Para a acadêmica Karoline Lasta, com a pesquisa sobre Paulo Freire foi possível identificar seus conceitos. “Ele afirma que nós professores precisamos ser críticos, ter metodologia diversificada para cativar os alunos, tornando o ato de aprender mais fácil e também mais produtivo”, avaliou ela.

O curso de Pedagogia da FADEP atua na perspectiva do aprender a aprender, que pressupõe um aluno leitor, com iniciativas próprias para a aprendizagem e que supere os limites da sala de aula e que contribua no futuro docente e nas práticas educativas significativas.


Assessoria de Comunicação

Matéria: Rodrigo Bortot (DRT - PR/9040)

Foto: Rodrigo Bortot