Notícia

Direito: professor participa do Congresso do CONPEDI

Publicado dia 21/12/2016 às 05:16

Docente do curso de Direito da FADEP (Faculdade de Pato Branco), o jurista Eduardo Obrzut Neto participou entre os dias 07 a 10 de dezembro, em Curitiba, do XXV Congresso do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Direito (CONPEDI). O Congresso acontece duas vezes por ano e busca debater temáticas atuais.

Este ano, o Congresso teve como tema “Cidadania e Desenvolvimento Sustentável: O papel dos atores no Estado Democrático de Direito”. Durante o evento foram promovidos diversos painéis temáticos que trataram de questões da atualidade, como corrupção e política públicas.

“As discussões buscaram a reflexão das temáticas propostas, entre elas como a ciência jurídica pode interferir e ajudar no desenvolvimento da cidadania”, afirmou o professor. Ele lembra que o desenvolvimento sustentável é um tema recorrente, mas que sempre encontra barreiras em interesses econômicos.

“Por isso, é um tema delicado e de difícil aceitação. A produção científica e acadêmica sobre o tema tem fundamental relevância na conciliação entre o crescimento econômico e o desenvolvimento social”, destaca Neto.

Entornos e Contornos do Conhecimento Jurídico: ensaios epistemológicos

Recentemente o professor participou, também, da construção do livro “Entornos e Contornos do conhecimento Jurídico: ensaios epistemológicos”. Essa é a terceira obra jurídica em que o professor participa.

“O livro nasceu a partir dos trabalhos desenvolvidos durante o curso de Mestrado que fiz em Direito Empresarial e Cidadania junto à Faculdade de Direito do Centro Universitário UNICURITIBA e é voltada especialmente para acadêmicos e pesquisadores do Direito”, conta ele.

O livro traz uma coletânea de ensaios e pesquisas sobre as contribuições metodológicas e epistemológicas de alguns dos maiores nomes da filosofia e da sociologia jurídica para o universo do Direito.


Assessoria de Comunicação

Matéria: Rodrigo Bortot (DRT - PR/9040)

Foto: Arquivo - Direito