Notícia

Direito: Aula da Saudade recorda momentos especiais vividos na graduação

Publicado dia 14/12/2017 às 07:47

Risos, abraços, recordações de bons momentos e os de dificuldade também, brincadeiras e muito saudosismo. Foi com um misto de diversas sensações e lembranças, que o curso de Direito reuniu os acadêmicos do 10º período e concluintes da graduação para a Aula da Saudade, na última quinta-feira (07), no Bloco C da Faculdade. A Aula, muito diferente das tradicionais, foi marcada pela sensação do dever cumprido e pela grande responsabilidade em uma nova fase de vida.

A Aula foi organizada pela coordenadora do curso, professora Cláudia Siqueira Cagliari, e pela professora Anelícia Bombana Consoli. Professores que participaram de diferentes etapas da formação dos acadêmicos também estiveram presentes como o professor Cristhian Denardi de Britto, Eduardo Obrzut Neto, Cassiane Gemi, Julia Dambros Marçal, Mauricio Jacobi dos Santos e Fabricio Monteiro Kleinibing.

“O momento é de fechamento, algo pra relembrarmos como foram esses cinco anos, mas também de confraternização”, pontuou a professora Anelícia. “A saudade que fica é dos desafios, de tudo que se passa na academia. De todas as barreiras que foram ultrapassadas e de uma etapa nova que se abre. A Aula marca pra eles o encerramento de um ciclo e o início de outro”, acrescenta a professora Cláudia.

A noite foi reservada para muitas fotos que ficarão eternamente guardadas, homenagens dos professores em forma de vídeo e também de brincadeiras que descontraíram ainda mais o ambiente, como a entrega de certificados para o “aluno turista”, “aluno estressado”, “Casal mais fofo”, entre outras inúmeras predefinições que acabaram marcando a convivência em alto astral da turma.

“São laços de amizades que criamos ao longo da formação e que acabam se tornando como membros da família e ajudam a transformar a jornada acadêmica mais leve. Vamos sentir muitas saudades”, afirmou a formanda Andressa Marchiori. Próxima da formatura, ela faz planos para o futuro. “O curso de Direito oferece um amplo leque de opções profissionais. Agora, pretendo fazer uma especialização em Processo Civil e me dedicar para passar em um concurso do Tribunal de Justiça”.

Na avaliação da acadêmica Dâmaris Kunzler, toda a sustenção dos docentes durante a graduação foi fundamental. "O período da gradução é onde descobrimos todos os ramos do Direito e nos sentimos perdidos. Com o auxílio dos professores, conseguimos compreender e analisar qual caminho seguir". Com o diploma mais próximo, ela avalia que a responsabilidade será muito maior. "A partir de agora, o mercado de trabalho espera que sejamos impecáveis e insuscetíveis a erros", conta Dâmaris já sentimento saudades. "Sentirei muita falta da convivência com os colegas e amigos que fiz". 

Para as professoras, que acompanharam a trajetória de cada um dos acadêmicos, é importante ter consciência das responsabilidades que o mercado de trabalho vai exigir. “Os desafios são enormes, mas a formação os preparou para encarar o mundo lá fora. Desejamos muito sucesso”, enfatizou Anelícia. “Mesmo durante a vida profissional, eles podem ter a certeza de que a Faculdade continua à disposição deles”, concluiu Cláudia.

Além de muitas fotos e boas conversas, a noite reservou ainda um coquetel que marcou a confraternização de cinco anos de muita dedicação e comprometimento em busca do sonho da formação em Direito. 


Assessoria de Comunicação

Matéria: Rodrigo Bortot (DRT - PR 9040)

Foto: Rodrigo Bortot