Notícia

Projeto liga acadêmicos às práticas de responsabilidade social

Publicado dia 13/11/2017 às 07:13

A responsabilidade social vem cada vez mais integrando as práticas de gestão dentro das organizações. E ela vem se tornando tão importante, que consumidores, muitas vezes, levam em conta este fator na hora de decidir por uma marca. Debater essas práticas fez parte de um projeto desenvolvido pelos acadêmicos do 4º período do curso de Administração da Fadep (Faculdade de Pato Branco).

Chamado de Praticando Responsabilidade Social, o projeto de ensino e extensão buscou aproximar os acadêmicos das ações voltadas à comunidade local e regional com foco no voluntariado e na sustentabilidade. Para entender esse papel, os universitários mergulharam na realidade de diversas Organizações Não Governamentais (ONGs).

Assim, coube a cada grupo estudar e desenvolver ações de responsabilidade social na Fundabem (Fundação Patobranquense do Bem Estar), Gama (Grupo de Apoio a Mama), Remanso da Pedreira, SOS Vida, Lar dos Idosos, Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) e Escola Municipal Vitorino.

Todo o projeto foi desenvolvido dentro da disciplina de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, ministrada pela professora e coordenadora do curso, Carla Ruedell. De acordo com ela, a atividade promoveu a reflexão e despertou a cidadania, o protagonismo e o espírito empreendedor nos acadêmicos.

“Criar um momento como esse, de integração, proporciona o exercício da coletividade, da capacidade de expressão e comunicação, assim como oportuniza o contato dos acadêmicos com temas transversais como os Direitos Humanos, Relações Étnico-Raciais e a Educação Ambiental”, pontuou Carla.

Acadêmica do curso, Alessandra Monteiro conta que o projeto da sua equipe foi desenvolvido na Escola Municipal José Bonifácio, em Vitorino. “Nós desenvolvemos lá um projeto de incentivo à leitura, porque com o crescimento da tecnologia os livros acabaram ficando muito em segundo plano”, explicou ela.

Para o início do projeto, a equipe contou com doação de livros. Ao todo, foram mais de 60 livros arrecadados. Além do projeto de leitura, eles desenvolveram atividades como uma apresentação teatral e uma gincana. O retorno foi positivo. “Tivemos uma participação muito grande das crianças, inclusive com a continuidade do projeto”, acrescentou.

Praticando Responsabilidade Social é um projeto desenvolvido pela Fadep desde 2010 e vai ao encontro das diretrizes educacionais dos cursos de Administração, bem como do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Faculdade.


Assessoria de Comunicação

Matéria: Rodrigo Bortot (DRT/PR - 9040)

Foto: Rodrigo Bortot