Notícia

Mostra de Dança trouxe sucessos do cinema

Publicado dia 13/06/2017 às 01:52

Com a temática Sucessos do Cinema, a Mostra de Dança Aline Juglair do curso de Educação Física da FADEP (Faculdade de Pato Branco), realizou sua 14a edição na noite da última quinta-feira (08). Com o Anfiteatro lotado, familiares, acadêmicos, professores e convidados acompanharam um espetáculo de luzes, movimentos e criatividade.

Organizada pelos alunos do 3o período, a Mostra fez parte das atividades da disciplina de Dança e Expressão, de Bacharelado, e Dança e Educação, de Licenciatura. A temática aguçou a interação entre os alunos e provocou lembranças e sentimentos relacionados aos filmes e trilhas sonoras.

“Tais perspectivas trouxeram a sensibilidade aos acadêmicos para essa construção, enfatizando figurinos, filmes, e contextos. Assim ficou definido mixers com músicas originais e melodias marcantes, porém com mesclas de músicas atuais”, contou a professora do curso Micheli Duarte, que organizou a Mostra.

Nas coreografias, representações criativas das trilhas sonoras dos filmes: A Pantera Cor de Rosa, O Guarda Costas, 50 Tons de Cinza, Uma Linda Mulher, O Caça Fantasmas, Rocky e Burlesque. Em meio a cada encenação, os acadêmicos apresentaram coreografias, entre elas da famosa música da atualidade, Despacito.

A Mostra teve ainda grupos convidados, como o Coral Um Canto de Paz, de Mariópolis, e os grupos de dança Corpo e Dança, Equilíbrio, Danças Urbanas, Dança do Ventre, Grupo On Fleek e, ao final, o encerramento ficou por conta do cantor Boka Viana, que transformou a noite em um momento de confraternização.

Segundo a acadêmica Daiane Weizmann Vaz, que participou de três apresentações, o maior desafio foi a organização. “Isso diante dos diferentes horários de ensaios, o que exigiu de todos muita dedicação e responsabilidade. No final, foi tudo como planejado e nos permitiu compreender o que é a dança e como sua expressão nos torna melhores”.

Para o acadêmico Lucas Daltoe Davila, as dificuldades deixaram de existir a partir da presença dos amigos. “Eles incentivaram o tempo todo, dando forças para continuar ensaiando. Foi tudo muito divertido. A professora, especialmente, se esforçou para deixar tudo adequado e procuramos retribuir tudo isso no palco”.

Mostra auxilia no desenvolvimento do acadêmico

De acordo com a professora, a Mostra auxilia no desenvolvimento do acadêmico a medida que ajuda avaliar as habilidades e a criatividade dos alunos através das apresentações e organização de coreografias, enfatizando assim domínios técnicos e artísticos, criações, acessibilidade, além das vivências coletivas e individuais.

“A dança é a arte que utiliza o corpo como meio de expressão, criação e comunicação. Ela é capaz de liberar sentimentos  e manifestações culturais, transformando-se em linguagem social e oportunizando o crescimento físico e emocional, contribuindo assim para a qualidade de vida e o bem-estar”, explicou.

A Mostra de Dança acontece todos os anos e tem como objetivo explicitar a produção em dança e todas as suas etapas de desenvolvimento. Além das apresentações, os alunos foram avaliados a partir de vários critérios, entre eles a execução, o sincronismo, a coreografia, a complexidade, entre outros. 


Assessoria de Comunicação

Matéria: Rodrigo Bortot (DRT - PR/9040)

Foto: Rodrigo Borto