Notícia

Revolução Industrial é tema de palestra

Publicado dia 09/08/2017 às 01:06

Reconhecido como sendo a 4a Revolução Industrial, a Indústria 4.0 prevê a utilização de automação e robôs em seus processos, conseguindo assim o aumento da capacidade de resposta, eficiência e qualidade. Para falar do tema, a FADEP (Faculdade de Pato Branco) recebeu o consultor Adriano Dos Santos Lucas.

Atuando na área de consultoria para várias empresas brasileiras e também nas universidades falando sobre a Indústria 4.0, Lucas palestrou para os acadêmicos dos cursos de Administração e Engenharia Elétrica, além dos cursos de Engenharia da Computação da UTFPR e Logística do IFPR, na última quarta-feira, 02.

De acordo com Lucas, vivemos atualmente vivemos uma revolução industrial com fábricas inteligentes, novos produtos e serviços, o que deverá causar impactos em diversos setores do mercado. Durante a palestra, ferramentas e tecnologias sobre este cenário foram compartilhadas.

“Falarmos sobre o Big Data (conjunto de dados armazenados) e a SAP, uma ferramenta de gestão empresarial. Além, da internet das coisas, um tema muito recorrente e que mostra o quanto tudo está ficando. Pessoas e objetos trocando informações de forma instantânea e possibilitando novos negócios”.

Neste contexto, Lucas apresentou diversos exemplos. Como a conectividade entre o carro e o celular, que fornecem ao motorista em tempo instantâneo como está o trânsito. Um chip, acoplado em uma roupa, que fornece ao médico informações a respeito do paciente, entre outros. Segundo ele, essa já é uma realidade.

 “Não apenas no exterior, mas também no Brasil. E isso requer que a gente tenha profissionais cada vez mais antenados e capacitados para darem as respostas que as empresas tanto procuram. Para a gente ter uma ideia, até 2030, pelo menos 30 novas formas de trabalho e oportunidades diferentes de emprego vão surgir.

Para a professora do curso de Administração, Carla Ruedell, conhecer e debater o tema é necessário na formação dos futuros profissionais. “A Indústria 4.0 emerge como uma área relevante e necessária para integrar informações, processos e pessoas. Para os nossos acadêmicos e futuros administradores, conhecer e acompanhar essas mudanças é fundamental”. 

De acordo com ela, a Faculdade procura levar aos seus acadêmicos o acesso as principais novidades em cada área. “Além de promover o posicionamento diferenciado do nosso acadêmico no mercado de trabalho, gera inquietações e o instiga para a busca de novos conhecimentos”.

Com a Indústria 4.0, acredita-se que os impactos causados por ela estarão presentes, principalmente, em todo o mercado a partir da criação de novos modelos de negócios, contribuindo assim para um mercado cada vez mais exigente. 


Assessoria de Comunicação

Matéria: Rodrigo Bortot (DRT-PR 9040)

Foto: Rodrigo Bortot