Notícia

Fadep realiza avaliação física de árbitros do futsal paranaense

Publicado dia 06/12/2017 às 01:37

A grande evolução técnica no futebol não exigiu apenas dos atletas preparações cada vez mais aprimoradas. Melhores rendimentos e condicionamentos são exigidos, atualmente, também dos árbitros para atuações em alto nível. Referência em testes físicos, a Fadep (Faculdade de Pato Branco) realizou no último domingo (03) a avaliação física de árbitros vinculados a Federação Paranaense de Futsal e a Confederação Brasileira de Futebol de Salão.

Este é o segundo ano que a Faculdade promove estes testes por meio do curso de Educação Física. As avaliações são fruto de uma parceria entre a Faculdade e a Federação Paranaense. Este ano, os testes promovidos seguiram rigorosos critérios estabelecidos mundialmente pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) e visam a preparação dos árbitros para a próxima temporada.

Coordenador das atividades, o professor da Fadep, Leonardo Coimbra, conta que as avaliações seguiram todos os protocolos estabelecidos pela Fifa. “Foram testes que exigiram mais dos oficiais, já que utilizamos diversos equipamentos tecnológicos, entre eles as fotocélulas que dão mais fidedignidade ao tempo de cada teste, onde avaliamos a velocidade, agilidade e a resistência aeróbica”.

A utilização de fotocélulas é praticamente uma novidade nos testes realizados pela Federação e pela Confederação, já que o equipamento foi utilizado pela primeira vez nos testes físicos realizados no ano passado, também na Faculdade. O equipamento mede, principalmente, a velocidade de cada árbitro durante os testes e exige maior rapidez nos movimentos executados.

Além das avaliações físicas, os participantes enfrentaram ainda avaliações posturais, testes de glicemia, verificação de pressão arterial e percentual de gordura, todos conduzidos por acadêmicos e docentes também dos cursos de Nutrição, Fisioterapia e Enfermagem da Fadep. Presidente da Confederação, Jesuel Laureano Souza aprovou os testes e destacou a importante parceria realizada com a Fadep. 

“Este ano tivemos várias mudanças em razão das exigências da Fifa, mas todo o apoio e competência da Fadep fez com que tudo corresse de forma tranquila. Desde o ano passado, nossa parceria vem servindo de exemplo para outros estados, seja na realização dos testes, na tecnologia empregada ou na participação dos profissionais envolvidos. Só temos a agradecer”, enfatizou.

Coordenador do curso de Educação Física da Fadep, o professor José Francisco Grezzana, pontuou a confiança existente por parte da Federação e da Confederação desde o primeiro momento e a relevância da realização dos testes, que estão tornando a Faculdade uma referência em testes físicos para árbitros do futsal.

“Desde a nossa primeira reunião mostramos o que tínhamos de melhor em termos de tecnologia e conhecimento, dando total sustentação ao que eles procuravam. A partir desse momento, foram aprimorados os testes e, importante destacar, com o trabalho imprescindível também dos nossos acadêmicos que utilizam desta experiência também em trabalhos de conclusão de curso”.

Os testes reuniram os 60 melhores árbitros vinculados a Confederação. A partir das avaliações e seus resultados, serão confederados 21 que estarão aptos a atuarem em 2018. Os profissionais que não participaram das avaliações físicas realizadas durante este mês terão nova oportunidade a partir do início do ano que vem, quando a Fadep realiza os testes em Guaratuba, litoral do Paraná.



Assessoria de Comunicação

Matéria: Rodrigo Bortot (DRT - PR 9040)

Foto: Rodrigo Bortot