Notícia

Acadêmico de Pedagogia apresenta trabalho em Seminário de Pesquisa e Extensão

Publicado dia 06/11/2017 às 05:53

Produzir conhecimento e que possibilite o desenvolvimento da sociedade. Entre todos os cursos ofertados pela Fadep (Faculdade de Pato Branco), essa é uma missão que está sempre presente. No curso de Pedagogia, não é diferente. Além de formar pedagogos, o curso busca a formação de profissionais comprometidos e inovadores.

Para isso, o curso incentiva a participação de seus acadêmicos em atividades de pesquisa e extensão. Entre os dias 23 a 25 de outubro, o acadêmico de Pedagogia, Vanderson da Silva, do 8º período, participou na Unochapecó, Universidade Comunitária da Região de Chapecó (SC), do 7º SIEPE – Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Com o trabalho “Investir nos Primeiros Mil Dias de Vida: Os avanços do Marco Legal da Primeira Infância”, ele apresentou os resultados de uma pesquisa com base na implementação do Marco Legal da Primeira Infância, Lei Federal que foi sancionada em 2016.  

De acordo com o acadêmico, a pesquisa foi realizada com o Grupo Gestor do Projeto Universidade da Criança de Chopinzinho, no Paraná. “Com a pesquisa foi possível observar que os 1 mil primeiros dias de uma criança, se bem trabalhados, fortalecem, revigoram e aprimoram todo o conhecimento do indivíduo”, afirmou.

Todo o trabalho de pesquisa contou ainda com a participação da Fabiana Cristina Brum de Carli, da equipe de pesquisa da Fadep e do Grupo de Estudos em Educação – Ênfase na perspectiva da Pedagogia Histórico Crítica, da Faculdade.

Essa é a segunda participação do acadêmico em seminários. Na primeira oportunidade, ele participou na Universidade Federal de Santa Maria. Para ele, cada momento como esse se torna único a partir da troca de conhecimentos e pelo contato com pesquisadores, o que acaba instigando a busca por novos saberes.

“O curso de Pedagogia sempre me instiga a buscar novas ideias. Participar de um momento como esse é fundamental na formação de todo profissional e que também ajuda a abrir portas para o mercado de trabalho ou mesmo na busca por uma especialização, mestrado ou doutorado”, pontuou.

O evento é uma forma de oportunizar o encontro com a comunidade acadêmica para a troca de experiências e difusão do conhecimento, bem como o incentivo à pesquisa e extensão como principio de aprendizagem.


Assessoria de Comunicação

Matéria: Rodrigo Bortot (DRT/PR - 9040)

Foto: Arquivo - Acadêmico