Notícia

Faculdade celebrou Dia Mundial da Alimentação

Publicado dia 03/11/2017 às 06:41

Manter uma alimentação saudável é primordial para quem busca qualidade de vida, por isso a Fadep (Faculdade de Pato Branco) celebrou no último dia 16, o Dia Mundial da Alimentação com a Feira Agroecológica e com a divulgação de várias Plantas Alimentícias Não Convencionais encontradas em nossa região, as chamadas PANC´s

Este ano, a comemoração teve como tema “Mude o Futuro da Migração. Investir em Segurança Alimentar e Nutricional e no Desenvolvimento Rural”. As atividades foram idealizadas e conduzidas pelos acadêmicos do 4º período do curso de Nutrição, dentro da disciplina de Educação Nutricional. Durante o evento, os acadêmicos fizeram uma apresentação sobre as PANC´s, seu potencial nutricional, formas de preparo e sugestões para as preparações. Tudo foi exposto em forma de painéis

De acordo com a professora Graciela Caroline Gregolin, celebrar a data é uma forma de promover ações de segurança alimentar e incentivar o consumo de alimentos produzidos na região. “A consciência de uma alimentação saudável é o primeiro passo para a qualidade de vida. Depois, um pouquinho de organização e disciplina”, pontuou.

A professora chamou ainda a atenção para o consumo excessivo de alimentos ultraprocessados. “Eles trazem prejuízos à saúde, desde o excesso de peso até o desenvolvimento de doenças como hipertensão, diabetes, alterações no colesterol e até mesmo o câncer, pois são alimentos com baixo valor nutricional e muita quantidade de açúcares”.

De acordo com Graciela, é importante manter uma alimentação correta com base nas orientações do Guia Alimentar para a População Brasileira, focada em alimentos in natura e/ou minimamente processados, ou seja, alimentos que não sofreram alterações após a colheita.

Ficou curioso para conhecer um pouco mais sobre como manter uma alimentação saudável? Acesse o Guia Alimentar e saiba como.


Assessoria de Comunicação

Matéria: Rodrigo Bortot (DRT/PR - 9040)

Foto: Rodrigo Bortot