Notícia

Atividade de Psicologia expõe vivências e loucuras no trabalho

Publicado dia 02/06/2017 às 01:44

O ritmo de vida cada vez mais acelerado, as cobranças, o stress, a busca por melhores remunerações são desafios cada vez maiores para os trabalhadores. Demonstrar essas condições por meio de apresentações fez parte do trabalho proposto aos acadêmicos do 5o período do curso de Psicologia da FADEP (Faculdade de Pato Branco).

A atividade foi conduzida pela professora Franciele DallaCosta e fez parte dos conteúdos estudados na disciplina de Psicologia do Trabalho I. Divididos em grupos, os alunos utilizaram os espaços do Serviço de Psicologia e representaram várias filiais de uma empresa. As apresentações foram acompanhadas pelos alunos do 1o período.

“A ideia do trabalho surgiu após a leitura do livro “A Loucura do Trabalho”, do autor Christophe Dejours, onde o autor demonstra como os trabalhadores buscam sobreviver em meio ao sofrimento imposto pela organizações de trabalho”, revela a professora Franciele.

Segundo a professora, com a exposição foi possível identificar como as formas de trabalho nas organizações podem levar ao adoecimento ou a satisfação. De acordo com Franciele, esses dois paradigmas enfrentados pelo trabalhador são separados por uma linha tênue.

“Atualmente a gente percebe que as políticas das empresas têm total influência nisso. Desde a questão do reconhecimento, da valorização do profissional que têm reflexos na sua qualidade de vida, bem como das cobranças exageradas que podem refletir em estresse e conflitos familiares”, revela.

Durante as apresentações, os acadêmicos foram avaliados a partir do trabalho em grupo, da criatividade, da forma como expressaram o conteúdo, além de um trabalho escrito que será avaliado junto com a dramatização.


Assessoria de Comunicação

Matéria: Rodrigo Bortot (DRT - PR/9040)

Foto: Rodrigo Bortot