Notícia

Futuros pedagogos apresentam e socializam trabalhos de conclusão de curso

Publicado dia 01/12/2017 às 09:49

Compartilhar experiências e produzir novos conhecimentos. Com um espírito solidário e uma vontade enorme de fazer a diferença, os acadêmicos do 8º período do curso de Pedagogia da Fadep (Faculdade de Pato Branco) apresentaram e socializaram entre os dias 28 a 30 de dezembro os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) desenvolvidos ao longo do ano.

As apresentações aconteceram no Bloco C e Bloco F da Faculdade, também com a participação de acadêmicos de outros períodos. Os artigos científicos produzidos pelos alunos é um dos critérios de aprovação de três disciplinas de pesquisa educacional e foram apresentados para uma banca composta por três docentes avaliadores.

De acordo com a professora Glaer Gewehr, uma das orientadoras e avaliadoras dos TCCs, as apresentações são reflexo do entendimento dos alunos ao longo de sua formação enquanto profissional. “Essa troca de informação permite uma análise dos assuntos pesquisados, pois os grupos tiveram realizar pesquisas a campo e buscar fundamentação teórica”.

Acadêmica, Fabiana Telles contou que seu tema proposto para apresentação foi “O desenho como linguagem na infância”. Apesar do nervosismo, ela pontua que ficou satisfeita com o resultado. “Para nós, é um momento muito importante, além de aprimorar o conhecimento de toda a trajetória do curso, permite a troca de experiências com outros alunos”.

Tendo como tema “A importância do brincar no desenvolvimento pedagógico na educação infantil”, a acadêmica Simone Luft contou que o quanto foi emocionante apresentar seu trabalho de conclusão de curso para os colegas. “É uma das nossas primeiras conquistas. Poder mostrar tudo que adquirimos é muito gratificante. É um momento único”.

Coordenadora do curso de Pedagogia, a professora Tânia Raber Bertelli destaca que a pesquisa científica é uma das metas do curso e a ideia é promover o acesso e ensinar os alunos a fazerem pesquisa. “Esse é o momento mais importante do curso. É o coroamento, pois o aluno tem a oportunidade de colocar nos artigos o conhecimento adquirido. Essa produção científica construída ao longo do curso é de grande valia e ela só tem o resultado desejado quando é socializada e auxilia na construção do conhecimento”.

A intenção do curso é que futuramente os trabalhos sejam publicados, também, em revistas especializadas na área da Pedagogia. 


Assessoria de Comunicação

Matéria: Aline Araújo

Foto: Aline Araújo - Rodrigo Bortot